CONTATO

E-MAIL: ventosulazul@gmail.com

Zunino, o Monarca Azul, só às vezes

O momento talvez não seja o mais propício para falar sobre o assunto, mas talvez seja a oportunidade mais adequada para saber reconhecer, sem ufanismo.

Eu fui um dos avaianos que assistiu um Avaí que não existe mais. Um clube provinciano, regional, que se recusava a jogar a série C. Sócios nem existiam, e se havia, eram poucos.

Presidentes avaianos assumiam por pressão. Quando a fase era ruim, renunciavam. João Bastos e Flávio Felix são exemplos, cada qual, logicamente, com seus méritos. Guardo até o hoje o meu ingresso da primeira partida da série B do Avaí, em 1999, contra o São Caetano, na Ressacada. Aliás, o primeiro jogo com catraca eletrônica no Aderbal Ramos da Silva.

Zunino assumiu o Avaí com a esperança de mudanças, pois muito se alegava que Flávio Felix era centralizador ao extremo. O avaiano de São João Batista tem como característica desconcentrar as funções, entendo eu com o objetivo de otimizar as atividades do clube. Porém, esse intento, inicialmente positivo, muitas vezes reverteu contra o democrata Avaiano (não no partido, mas na postura). Muitas opiniões, muitas fórmulas do sucesso, "eis" que o Presidente caiu em algumas armadilhas, quase afundando o Avaí. Mas não abandonou o barco.

Vejo esse momento, essa semana, os últimos acontecimentos, com uma marca distinta daquela que é inerente ao Presidente. Ao que chega aos nossos olhos e ouvidos, Zunino literalmente assumiu o leme, para "governar" a batera. Fez a faxina, reuniu os notáveis, reestruturou o coração do clube, e na contratação do técnico teve humildade para não repetir o mesmo erro que cometeu ao matar no peito a contratação do aposentado Sávio.

A única dúvida que resta é: vai dar tempo? Só nos resta acreditar.

4 comentários:

  1. Quando Neguinho está comandando o time (de maneira provisória), parreirinha ainda recebe salário do Avaí (confere?) e o próprio filho que fez uma lambança atrás da outra continuam rondando a Ressacada, te pergunto: DE QUE FAXINA SE REFERES?

    ResponderExcluir
  2. Boto, pelo que se sabe LA só voltou a colaborar efetivamente desde que houvesse o afastamento definitivo destes que citastes, em especial o Gabriel, que referistes.
    Quanto ao Neguinho, só a título de exemplo, todo mundo xingou ele ano passado pq ele recomendava o Bruno. Hoje ele é indispensável. Quanto ao Parreirinha não se te dizer, mas sabes pelas notícias que alguns dos reponsáveis, em sua maioria, já se foram.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Carlos, o Neguinho pra mim é persona non grata pelo simples fato de ter se negado a trabalhar porque fez biquinho (episódio do jogo contra o Emelec). Aquilo era pra dar justa causa e nunca mais deixar voltar.
    Sobre o Bruno, tirando a acefalia dele, ele sempre se mostrou um bom jogador.
    No mais, espero que você esteja certo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo, Boto. Esse fato foi mesmo estarrecedor, também acho que ele merecia uma punição rigorosa, quiçá a demissão. Porém, o que quis dizer é que ele (Neguinho) tem feito o melhor, ainda que o seu erro grotesco não tenha sifo punido na época na forma devida. Grande abraço!

    ResponderExcluir

Por questão de respeito ao leitor, os comentários passam por uma breve moderação, que em hipótese alguma se confundirá com qualquer tipo de censura. Portanto, fique à vontade!