CONTATO

E-MAIL: ventosulazul@gmail.com

Zunino e a parceria - Diário Catarinense




O futuro do Avaí está ligado a um grupo de investidores europeu que firmou acordo com o clube e trouxe Marcelinho Paulista para comandar o departamento de futebol. O novo parceiro terá como função principal dar suporte financeiro ao Leão e garantir melhores condições estruturais para a equipe. 


Por enquanto, o nome do grupo é mantido em sigilo. Sabe-se apenas que se trata de investidores ainda pouco conhecidos no país e que planejam expandir suas marcas de forma gradual no mercado brasileiro. Por isso, eles escolheram o time catarinense, que hoje disputa a Série B, mas tem potencial para voltar à divisão de elite do Brasileiro. 

Os recursos irão ajudar, entre outras coisas, a manter jogadores importantes como o meia Cleber Santana, principal jogador da equipe. Segundo o presidente João Nilson Zunino, a parceria foi fechada a pouco tempo e ainda não está definido quando será divulgada. 

Diferente do que se especula, o dirigente garantiu apenas que o grupo não vai interferir no departamento de futebol e indicar contratações. O que poderá haver é uma aproximação com outros investidores como o Grupo Sonda, que tem jogadores em diferentes times do país. 

— O Avaí quer ser dono do próprio nariz, da sua gestão, mas procura alternativas de receitas e suporte para cobrir os altos custos que tem no Brasileiro — ressaltou Zunino. 
Para compensar o investimento estrangeiro, que promete ser forte, o Avaí planeja fazer ações de marketing direcionadas em prol do grupo, com a divulgação da marca em placas de publicidade no Estádio da Ressacada, nos uniformes, entre outras.

Sobre a saída do gerente de futebol Carlos Arini, Zunino disse que ele era uma das poucas pessoas que tinha conhecimento das tratativas. Há cerca de um mês, o presidente do Avaí comunicou Arini sobre a parceria e que ele poderia ser dispensado caso o negócio fosse fechado. Foi o que aconteceu. Ao firmar a parceria com o grupo estrangeiro, Marcelinho Paulista foi indicado para ocupar o cargo e Arini demitido. 

— O Arini sempre foi um cara de confiança, gosto muito do trabalho dele. Mostrou competência no período em que esteve aqui, mas sabia que isso poderia acontecer. Naturalmente, eu não falei porque não estou aqui para pisotear ninguém e porque acreditava no trabalho dele. Mas não foi surpresa alguma — ressaltou. 

Arini confirmou que foi avisado por Zunino sobre as tratativas, só não esperava ser dispensado tão rapidamente e após a conquista de um título. Ficou chateado, mas não criticou o presidente. 

— Sou muito grato ao Zunino, ele foi correto comigo e não vou polemizar. Apenas achei que a decisão foi bastante rápida. A tinta ainda estava fresca — ironizou. 

Entrevista
João Nilson Zunino, presidente do Avaí 

Diário Catarinense — Qual será o papel do novo parceiro na sua gestão? 
João Nilson Zunino — Eles não vão colocar jogadores aqui dentro. Tudo o que eles querem é saber se a administração está sendo bem-feita para ver a sua marca bem apresentada. Não tem nada a ver com contratação, apenas com receita para o clube. A contrapartida do Avaí é a divulgação da marca que eles indicarem em camisas, no estádio, etc. Mas isso não vai ocorrer neste ano. 

DC — O Avaí tentou firmar com o Corinthians ou o Grupo Sonda? 
Zunino — Não tem nada disso. O que existe é um tipo de parceria muito superior com esse grupo europeu que está se ligando ao Avaí, principalmente no ano que vem, para usar as propriedades que temos e difundir a sua marca. Isso é o que eu posso dizer. Não temos nada assinado com o Sonda, mas é lógico que se trata de um grupo que investe no futebol e pode, sim, nos ajudar também. 

DC — A reação dos jogadores após o anúncio da saída do Carlos Arini foi emblemática. Como o senhor interpretou àquela atitude? 
Zunino — Os jogadores foram solidários ao Arini, o que é compreensível, mas infelizes ao se manifestar. Eu ia conversar com eles antes da entrevista coletiva (do Marcelinho Paulista), só que como não podiam me atender, eu acabei apresentando o Marcelinho antes. Me surpreendeu a atitude e foi constrangedor. Depois nós conversamos e tudo ficou bem claro e resolvido. 

DC — Como o senhor interpretou a declaração do meia Cleber Santana, que disse ter recebido a sua garantia de que o Arini permaneceria no cargo? 
Zunino — Não quero entrar em polêmica. O Cleber, além de grande jogador, excelente caráter e personalidade, em momento algum mostrou insubordinação. Quando eu conversei com o Cleber, disse para ele que o Arini era uma pessoa muito competente e meu amigo e aí ele interpretou que ele também não sairia após o campeonato. O que houve é que nós dois nos comunicamos mal. Ele não quis inverter nada. 

DC — Com a nova parceira e a injeção de recursos, como deve ser o futuro do Avaí? 
Zunino — O futuro do Avaí é na Série A do Brasileiro. Para isso, vamos manter o Cleber Santana e reforçar o grupo com mais alguns jogadores. Muitos especialistas em futebol disseram, no início do Estadual, que não tínhamos um grupo de qualidade. No máximo, um jogador poderia se salvar. Não é o que pensávamos e hoje tenho certeza que a visão deles mudou. Temos o melhor elenco do futebol catarinense. Mas a Série B é uma competição complicada e precisamos de mais jogadores.

A reportagem é de Jean Balbinotti. Para mais, clique aqui.

5 comentários:

  1. Questiono... se fosse parceria com o outro time, como estaria sendo tratada por todos?
    Acho que o azedume tá demais!!!

    ResponderExcluir
  2. Deixa eu ver se eu entendi, o Zunino disse que com essa parceria o Avaí continuará sendo dono do próprio nariz, então porque foi obrigado a mandar o Arini embora pra contratar um cara indicado pela parceira?
    Não estou defendendo o Arini, acho até que ele foi tarde, mas que é óbvio que o Avaí não será dono de mais nada, isso é.

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso de mais detalhes, detalher por favor antes de me pronunciar, com a palavra o Conselho Deliberativo. Como vou dizer se é bom ou ruim, mais ninguém investe nem uma agulha se não tiver retorno, e o retorno envolve sim um grupo forte de jogadores com um ideal comum, a subida a Série A. Eu não acho, com todo respeito a quem pense diferente, que o time atual e esforçado do Avai tenha condição de galgar a elite sem a presença de mais uns 4 ou 5 jogadores de qualidade. Tudo bem que a zaga é legal, o goleiro é bom, o Patrick está jogando o fino da bola, o Mika, o Cleber Santana, mais quem aí ainda não viu que o time precisa de 2 homens de frente, um meia de contensão, 1 meia atacante de qualidade, 1 ala direita e talvez mais um zagueiro. Pra isso precisa dinheiro e investimento. O grande problema é que a postura do Presidente já começou errada, a coisa por debaixo dos panos, sem abrir o jogo para os jogadores. Por isso mesmo não questiono a forma, mais sim a maneira que foi feita. Fernando Avaiano.

    ResponderExcluir
  4. Tenho o direito de não acreditar em nada que disse o João nessa entrevista, até mesmo afirmando que temos o melhor elenco eu não acho.
    Mas já que a parceria é pra dar um suporte financeiro, por que o João afirma que não há engenharia financeira que possa trazer o Marquinhos Santos?
    No mais, bato com a opinião do Renato, se o Avaí continuará sendo dono do próprio nariz não existe motivos para ter dispensado o Arani.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. é caso para internaçao!!!!

    Essa entrevista deve ser guardada, pois depois o zuzu vai desdizer o que disse.

    primeiro é dito na reportagem: "O futuro do Avaí está ligado a um grupo de investidores europeu que firmou acordo com o clube e trouxe Marcelinho Paulista para comandar o departamento de futebol."

    depois vem a pérola: "Diferente do que se especula, o dirigente garantiu apenas que o grupo não vai interferir no departamento de futebol e indicar contratações."

    PORRA, se nao vai interferir no dep de futebol e indicar contratacoes, pq raios tivemos que engolir o tal marcelinho???
    e que porra de europeus? é o migué para dizer que nao é o corinthians? ou o jeito do zuzu ganhar um din din nas Ilhas Cayman???
    Se já está tudo acertado, assinado, qual é o problema de se mostrar o contrato??? Se é sigiloso, é porque tem caroço nesse angu.
    E como todos sabem como o zuzu anda mentiroso, melhor internar ele agora e desfazer esse esquema, do que daqui a pouco tempo o Avai ficar na lama!
    Bruno

    ResponderExcluir

Por questão de respeito ao leitor, os comentários passam por uma breve moderação, que em hipótese alguma se confundirá com qualquer tipo de censura. Portanto, fique à vontade!