CONTATO

E-MAIL: ventosulazul@gmail.com

Cuidado ao ver, ler e ouvir

Na quinta-feira vindoura, o Avaí F.C entrará no seu gramado para enfrentar o Internacional de Porto Alegre. Jogo duro, complicadíssimo, que não pode estar - para a torcida - com o manto da ilusão de que o mal futebol contra o São Paulo e a saída de Falcão tornarão nossa vida mais fácil. Pode tirar o cavalo arriado da garoa.

Extinta Costeira. Alguém lembra desse parapeito?
Foto: Blog Memória Avaiana
Mas, não é sobre aspectos táticos que quero tratar nesse momento. Vou aproveitar a postagem do famoso blogueiro André Tarnowski, sobre a imprensa de Florianópolis, para tecer algumas impressões pessoais sobre os efeitos da edição de notícias e comentários editoriais sobre um fato.

Todos sabem que o principal órgão de imprensa de Santa Catarina tem sua sede no estado vizinho, o RS.  Nessa linha, cabe considerar alguns fatos que refletem nos clubes da Capital, e no caso, o Avaí. O setorista que cobre o Azurra para o portal ClicRBS é torcedor do Internacional. O principal Blogueiro da Rede também. O setorista de campo do Inter na Ressacada, também é Colorado. Isso sem falar na infinidade de profissionais por trás das câmeras.

Sem mais delongas, o que quero dizer é que não há como a imprensa trabalhar a favor do futebol catarinense quando a própria imprensa não gosta das instituições esportivas do Estado, ou, no máximo, simpatiza. Isso sem falar nos jornalistas que cobrem futebol que não tem o menor pudor em dizer que são flamenguistas, corinthianos.  Dá pra contar nos dedos os profissionais que torcem para times de SC.

Por isso, quando o avaiano (ou até o torcedor do outro lado) abrir um jornal ou ligar o seu rádio, que o faça sempre convicto de sua opinião. Não sou contra bons profissionais galgarem seu espaço. Mas, se assim o fizerem, que onde se instalarem tenham em mente que não estão nos Estados onde escolheram seus times para torcer. Acho horrível ter que ver e ouvir um profissional escancaradamente torcedor do Flamengo ou Corinthians, por exemplo, criticando o Avaí no papel de jornalista Florianopolitano. Duvido que nos outros Estados isso ocorra com tanta parcimônia e complacência do público. Minha saída é fugir, mas às vezes não há como.

O respeito pelas pessoas deve existir sempre. Porém, como consumidor dos serviços de informação, posso exercer o direito de crítica. Duvido que em Santa Catarina não existam profissionais de qualidade (basta ver o Carlos Eduardo Lino, que apesar das nossas sérias restrições por ser Tombense e Barbie, hoje é um manezinho que está inserido entre profissionais que se restringem ao famigerado "Eixo" - SP, RJ e MG - no principal canal esportivo do país, o SPORTV).

Para finalizar essa postagem com tom de desabafo, peço aos leitores que acessem o post de Felipe Mattos aqui sobre avaianidade.

Abraços!

5 comentários:

  1. Opa, obrigadão pela referência! Tb to sempre aqui no Vento Sul dando uma lidinha hehehe abs!

    ResponderExcluir
  2. Carlos,

    Com todo respeito que tenho pela tua opinião, e por esse post, vou te fazer uma pergunta: Para quem o Miguel Livramento torce? Para quem o Roberto Alves torce? E são os que mais criticam o futebol de SC. Claro que os profissionais tem suas preferencias, mas não acho que é bem assim... Em Porto Alegre as tuas alegações são as mesmas em relação ao Grêmio e Inter. Dizem que quem trabalha no Beira Rio é só gremista... Vai entender.

    mas o que quero dizer é que precisamos nos preocupar mais com o clube, se tivermos qualidade, que se ferrem quem está fazendo a cobertura e o que está falando.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Felipe, teu blog é um espetáculo, uma referência aqui é um orgulho para mim.

    Carmem, a questão que tentei abordar foi no sentido de que tem muita gente de fora dando pitaco nas coisas que são nossas. No twitter mesmo é quase de chorar, comentaristas de Fpolis e de Brusque, que ganham a vida comentando o futebol de SC, vibrando efusivamente com vitórias do Flamengo. Jornalistas que cobrem o Avaí diariamente tirando sarro um do outro por causa do Gre-nal. Quinta-feira, nas cabines e com microfones teremos mais colorados do que avaianos. Vai demorar ainda pra rivalidade se resumir a Avaí X Barbie. Até Corinthiano comenta Avaí e Tombense...
    Quanto a necessidade de nos preocupar mais conosco, concordo, mas ignorar olimpicamente o que a o que a imprensa escreve é quase impossível.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. além disso, a maioria daqui se esbalda no café com brócolis, para puxar a sardinha pros lados de lá das pontes.
    No fim, ficamos sem pai nem mãe.
    Hoje no Globo Esporte o gordinho esposo da suyane falando do retrospecto, que em tantos jogos o avai é massacrado pelo inter e, palavras dele, "o figay, em campeonatos brasileiros, leva vantagem no gaymio".
    só faltou aquela, que há 30 anos o figay não perde pro gaymio em dias ímpares, com a camisa rosa, em dias chuvosos de meses que terminem em 'osto'... cada uma que esse GE fala é piada.
    Mas dá nada, amanha um novo 7x1 tá de bom tamanho.
    Bruno BD

    ResponderExcluir
  5. hoje, o MAL falou qe um empate é um xcelente resultado para o Avaí !!!

    Acho que empate e um importante resultado para ele, posi ele tem audiencia apenas quando o Avaí perde, dai todos falam " o Miguel estava certo " ....é mais um rurbu, que só gosta de carniça !!!
    Damian

    ResponderExcluir

Por questão de respeito ao leitor, os comentários passam por uma breve moderação, que em hipótese alguma se confundirá com qualquer tipo de censura. Portanto, fique à vontade!