CONTATO

E-MAIL: ventosulazul@gmail.com

Desrespeitar o hino nacional pode, Arnaldo?

Excelente texto de Rafael Martini, do blog Visor do portal ClicRBS.

Já faz tempo que todo mundo vaiava o desrespeito ao hino nacional. Agora, alguém tocou na ferida.

A lamentável cena já tinho ocorrido no jogo entre Figueirense e Inter, no Scarpelli, e voltou a se repetir na partida entre Avaí e Grêmio, neste domingo, na Ressacada. Nas duas oportunidades, as torcidas do Grêmio e do Inter resolveram cantar a plenos pulmões o Hino Riograndense, bem no meio da execução do Hino Nacional. Mais do que falta de respeito, um crime contra um dos símbolos nacionais. Tudo bem que o 20 de setembro é motivo de orgulho para os gaúchos e coisa e tal, mas vir pra Santa Catarina bancar de separatista é dose. Engraçado é que no verão, quando lotam as praias daqui, não se vê nem maragatos e nem chimagos cantando “sirvam nossas façanhas”, enquanto tomam chimarrão à beira-mar. Depois não adianta torcer o nariz quando os manezinhos entoam o já tradicional “gaúcho, cunhado” (não é bem isso, mas você entende). Cá entre nós, se tem um Estado que merece um pouco mais de consideração dos herdeiros da Revolução Farroupilha é exatamente Santa Catarina. Quem discorda, é irresponsável ou, então, desconhece a história. 

5 comentários:

  1. Lamentavel. Mas essa, “gaúcho, cunhado” é pacabá. Hehehe

    ResponderExcluir
  2. Grêmio e inter não podem disputar campeonato brasileiro nem copa do brasil pois (para eles) o país deles é o Rio Grande do Sul!!!

    Então que voltem pra lá porra!!!!!

    ResponderExcluir
  3. È coisa de gaúcho b mole, eles vem pra cá mais é na tentativa de achar o pai.

    ResponderExcluir
  4. Vcs não sabem nem cantar o Hino de vcs, aqui de SC, querem pagar pau agora pra ouvir o Hino Nacional que também não sabem cantar. E o Martini que vá da uma estudada em história, antes de citar o termo de separatista...

    ResponderExcluir
  5. ... CONHEÇO MUITO POUCO DE HISTÓRIA, PORÉM, =NOSSA QUERIDA LAGUNA= NÃO FOI A
    CAPITAL DA RUPÚBLICA =J U L I A N A=???
    QUANTO AO ASPECTO =SEPARATISTA= SE PUDESSE EU SEPARARIA MINHA QUERIDA SANTA CATARINA ERA DO BRASIL. SERÍAMOS UM =B A I T A= DE UM PAÍS.

    RICA CÂMARA.

    ResponderExcluir

Por questão de respeito ao leitor, os comentários passam por uma breve moderação, que em hipótese alguma se confundirá com qualquer tipo de censura. Portanto, fique à vontade!