CONTATO

E-MAIL: ventosulazul@gmail.com

A inquietação que vem do apoio - por Rafael Eleutério


Belíssimo texto do Rafael, do blog Minha VidAvaí. Premiado pela racionalidade, sem se desabraçar da emoção, Rafael conseguiu unir em só texto as razões que nos devem fazer ir à Ressacada, sem que tal comportamento nos coloque na condição que ora nos afasta dela.

Por isso, colo o texto integralmente aqui, e vamos todos amanhã à Ressacada!


Publicamos ontem o vídeo "Não pergunte o que o Avaí pode fazer por você agora." Foi imensamente bem aceito, mostrando que a nação avaiana, mesmo magoada com seu Clube, ainda e sempre irá apoiar o time. Mas, assim como o Alexandre Aguiar, que foi buscar logo a resposta do que o Avaí pode fazer por nós, ficamos todos ressabiados ao pensar sobre o momento atual, de por agora pensar mais no que podemos fazer pelo Avaí do que esperar alguma contrapartida.

Quem acompanha o blog ou o Twitter do vidAvaí conhece as posições destes blogueiros. Sabe que, se há uma bandeira levantada aqui desde o início de 2010, é contra a política adotada pelo Clube, que deixou de enxergar seu torcedor como parte ativa do crescimento do Avaí. Se há oposição à atual Diretoria, nós estamos nela. É estranho, então, que aqui também se tenha uma forte vertente de apoio ao Avaí? Não.

Primeiro, é preciso entender que jogar bom futebol é, dentre outros fatores como treinamento e disposição tática, uma questão de motivação. Jogar futebol é uma atividade criativa. O que vem das arquibancadas, se não ganha jogo, com certeza perde jogos. 

Jogador de futebol é, sim, uma criatura um tanto mimada: ganha muito e ainda precisa do seu apoio quando não alcança suas metas, coisa que o chefe de poucos toleraria. Mas a cobrança, diferente do que acontece em empresas e no mundo empresarial, não vêm de dentro. Ela vem de fora. Um desempenho sofrível numa temporada simplesmente é uma mancha na carreira de qualquer um, vem dele o que pode trazer o sucesso ou o fracasso futuro.

Pouco importam as fortunas recebidas por jogadores para vestir a camisa do Avaí se estes não sentirem-se à vontade com ela. O resultado dessa cobrança fria, tão ouvida nos últimos tempos, de que jogador é pago para jogar, portanto o grito de apoio não é necessário, é justamente o inverso do pretendido. Como todo profissional criativo, jogador de futebol depende muito de pressão e confiança para atuar com excelência. Esse é o papel da torcida. Apoiar, fazer do seu estádio um caldeirão que encha de confiança os seus jogadores e ensurdeça os adversários. Se a raça e vontade de vencer não vierem, reclame-se. A torcida do Avaí é suficientemente inteligente para diferenciar um time sem vontade de um time ruim.



Dentre os fatores que nos levam à oposição a administração de João Nilson Zunino no Avaí, está a desvalorização do calor humano que a torcida avaiana tem de sobra, principalmente se dentro do seu templo sagrado. O nosso ímpeto inato de avaiano, de apoiar antes, durante e depois dos jogos, foi preterido pelo poder de nossos bolsos.

Uma palavra de apoio ao time, que não tem culpa de ser mal montado, mal treinado e ainda por cima  limitado tecnicamente, não deveria trazer tantas inquietações como estão trazendo agora. Mas o senhor João Nilson Zunino teve o lampejo genial de desvalorizar também nossa inteligência, ao achar que teríamos o mesmo ânimo de ir à Ressacada sabendo que estamos sendo explorados por termos conquistado o que almejamos durante 88 anos de história.

Foram 9 meses simplesmente injuriados em nossas cadeirinhas alugadas da Ressacada assistindo ao show de erros da Diretoria, sendo agentes passivos de erros repetidos desde 2010 à exaustão. Não, não deixamos de ser oposição. Mas não abriremos mão de tentar salvar nosso time mais uma vez do rebaixamento. Questão de honra e inteligência.

Um comentário:

  1. Carlos, nós gritamos, xingamos, pedimos, esperniamos, mas eles continuam fazendo khdas, veja contra o Santos vão colocar o Fernando de goleiro, enquanto nosso Alekes campeão mundial do sub-20 fica de fora, não valorizam o que é nosso, só o da parceria L A+Gabriel Zunino, alguma coisa deve estar rendendo para eles, isso é um absurdo, quem escala é a parceria, com o aval do pessoal da direção.
    Acorda Zunino, 7 de setembro INDEPENDÊNCIA , acorda, a corda ta no teu pescoço.
    Abrçs.

    ResponderExcluir

Por questão de respeito ao leitor, os comentários passam por uma breve moderação, que em hipótese alguma se confundirá com qualquer tipo de censura. Portanto, fique à vontade!