CONTATO

E-MAIL: ventosulazul@gmail.com

Carta Aberta da Torcida Avaiana (por Chuleta Avaiana)

A apaixonada torcida alviceleste da equipe composta por alguns "jogadores profissionais" do Avaí Futebol Clube gostaria de comunicar que não suporta mais a rotina de derrotas e vexames protagonizadas por estes atletas que na sua maioria vestem, mas não honram nosso manto.

Aos senhores, ressaltamos que pouco nos importa se concedem entrevistas para o órgão A, B ou C, pois não aguentamos mais ouvir desculpas esfarrapadas. Queremos escutar os atletas gritando dentro das quatro linhas, incentivando seus pares e passando esta energia para as arquibancadas possobilitando reacender o outrora caldeirão.A nação azurra está sendo morta aos poucos, pela mesma diretoria que aposentou a Camisa 12!Nosso apoio sempre foi incondicional, e ser chamado de "bagaceira" não representa nada diante da humilhação que passamos todos os dias ouvindo piadas em virtude da pífia campanha realizada neste brasileirão. A respeito do profissional de imprensa, seria muito menos vergonhoso emitir uma nota de repúdio, ao invés de fazer este teatrinho e depois alegar respeito ao torcedor para conceder novamente entrevistas.Então, em respeito aos torcedores avaianos, que na sua maioria também possuem família e se vêem privados nos dias de jogos de filhos e esposas, enfrentando fila, chuva, frio, derrota em cima de derrota e mais fila e gozações, exigimos que se dê por encerrado este período bisonho, amador e negro que somente mancha a história de um clube com 85 anos, ao qual a torcida nunca abandonou, nem mesmo diante do esforço extremo desta diretoria burra, omissa e prepotente.Queremos deixar claro que, de nossa parte, também não mudamos nossa opinião em relação ao time. Achamos pouco qualificado, com alguns atletas beirando o amadorismo. Além disso, se os senhores jogadores realmente possuem um pingo de vergonha na cara, então devem vestir o nosso manto e honrá-lo até a última rodada. Os senhores jogadores nunca deveriam cogitar a ideia de entrar em campo pressionados, pois sempre apoiamos ao máximo, mesmo nos piores momentos. Os senhores jogadores deveriam ter a humildade de pesquisar a história recente do clube e entenderiam que nossa torcida não é reconhecida como a maior e mais apaixonada à toa.Apenas entendemos que a nota dos atletas foi mais um ato que vem engrossar as asneiras cometidas no sul da ilha desde 2010. As declarações ou pedido de desculpas de um profissional de imprensa nunca serão maiores e mais importantes que a instituição Avai Futebol Clube. Portanto, façam jus ao salário que recebem, pois não tem sido fácil, pagar para assistir a este show de horrores!

Desrespeitar o hino nacional pode, Arnaldo?

Excelente texto de Rafael Martini, do blog Visor do portal ClicRBS.

Já faz tempo que todo mundo vaiava o desrespeito ao hino nacional. Agora, alguém tocou na ferida.

A lamentável cena já tinho ocorrido no jogo entre Figueirense e Inter, no Scarpelli, e voltou a se repetir na partida entre Avaí e Grêmio, neste domingo, na Ressacada. Nas duas oportunidades, as torcidas do Grêmio e do Inter resolveram cantar a plenos pulmões o Hino Riograndense, bem no meio da execução do Hino Nacional. Mais do que falta de respeito, um crime contra um dos símbolos nacionais. Tudo bem que o 20 de setembro é motivo de orgulho para os gaúchos e coisa e tal, mas vir pra Santa Catarina bancar de separatista é dose. Engraçado é que no verão, quando lotam as praias daqui, não se vê nem maragatos e nem chimagos cantando “sirvam nossas façanhas”, enquanto tomam chimarrão à beira-mar. Depois não adianta torcer o nariz quando os manezinhos entoam o já tradicional “gaúcho, cunhado” (não é bem isso, mas você entende). Cá entre nós, se tem um Estado que merece um pouco mais de consideração dos herdeiros da Revolução Farroupilha é exatamente Santa Catarina. Quem discorda, é irresponsável ou, então, desconhece a história. 

Pára e repara

Amigos, muitos são os motivos que nos tiraram da nossa casa - a Ressacada. Desnecessário listá-los novamente.

De ontem a noite para cá, acompanhando os jogos que finalizaram a rodada, pensei eu com meus botões: o destino não quer que o Avaí seja rebaixado. Já era para estarmos quase que sepultados, mas apenas duas vitórias nos tiram da zona.

Domingo, meus amigos, é dia de decisão. Aliás, é o dia em que passa a última carroça. Agora contra o Grêmio só a vitória interessa, somente ela, só ela e mais nada. Então, se você tem certeza de que não iria para o ARS no domingo, ou estava em dúvida, pare e pense:

- É a última chance de sairmos dessa. Temos que estar juntos.

Muito embora a maioria da torcida já tenha jogado a toalha, é preciso apenas estar ciente que domingo é o dia que definirá o 2012 do Avaí. O avaiano, apaixonado que é, não vai deixar de dar o seu apoio nesse momento.

E, para finalizar, para todos aqueles que ficaram felizes e frustrados com a convocação do zagueirão Emerson, pensem: só existe a remota possibilidade de nosso ídolo vestir nossa camisa novamente se permanecermos na Série A

Então, tocou para a Ressacada domingo! 

Tá aí


Taí aí, Diretoria. Olha, abrir as páginas esportivas para os avaianos é cada dia mais doloroso.


Hoje, o zagueirão Emerson foi convocado para vestir a amarelinha. Eu e toda a não azurra ficamos felicíssimos, orgulhosos e contentes. Mas, ao mesmo tempo, frustrados e com aquela inveja do c....

Culpa de uma cúpula que em 2011 trabalhou firme para detonar com o coitado do torcedor. Não bastasse ver a Ressacada às moscas, a torcida avaiana fria e o time nessa lama, ainda temos que ver um ídolo que queríamos aqui se destacando ali, em Curitiba.

Vai com tudo, Emerson! Não tenho dúvidas que competência e qualidade não faltam para ser titular dessa Seleção.

E o sofrimento não para

A cada vez mais entusiasta e empolgante Diretoria do Avaí mais uma vez só nos dá dor de cabeça e desprazer a cada notícia. Composta em sua maioria por estrangeiros, nativos lambedores de saco e outra parte de despreparados, essa "equipe interdisciplinar" por mais uma oportunidade deu o ar de sua graça. Aliás, gracinha, com a minha cara, com a sua e com a de todos os outros: saiu o "serviço" do jogo, com aquela promoção meia-boca, que não deu certo e não vai dar de novo.

Podem começar a alugar mais umas duas caixas de som, porque vai precisar.

Zeca já dizia

Amigos, chegou a hora de ficarmos de frente para a realidade. Eu acredito, tu acreditas, nós acreditamos. Será? Como ter fé em gols com laterais do "nível" de Arlan e Romano? Para tudo! Eu, que sou lateral direito jogo mais que ele na esquerda.

Tivemos as chances de empatar o jogo, é verdade, mas o time como um todo, e não é só a defesa, que fique bem claro isso, é responsável pela tragédia de gols sofridos que temos visto.

Dirceu, a quem teci severas críticas, nessa defesa que está aí, está se superando. Não estou dizendo que é bom, mas dentre todos, é o único que está em todos os lances. Mas, com um meio que não faz nada (não arma e não marca, salvo Lincoln) e com alas que duvido que jogariam a série especial do campeonato catarinense, fica impossível crer na saída dessa lama.

E agora no domingo? Qual o avaiano que espera ver uma Ressacada sucumbindo a torcida gaúcha? Ir para o Sul da Ilha ver o sistema de som ter que fazer o trabalho é tão humilhante quanto essa campanha pífia desse time.

Ninguém quer acreditar no pior, nem eu. Mas faltam 14 jogos (42 pontos) e temos que fazer 23 deles. Nessa batida medíocre, como sair disso aí?

Como já dizia Zeca Pagodinho, a realidade é dura...

Queremos ficar de pé!

O destino do nosso time vai se desenhando da pior maneira possível. E agora não dá para reclamar da sorte. Jogamos contra o lanterna, e não tivemos capacidade de derrotá-los. Pegamos o Palmeiras, gol contra e expulsões, bola do jogo nossa, e empate frustrante.

Foto: www.avaixonados.com
Tudo isso "mina" a paciência, o saco do torcedor, até para vir aqui nesse humilde blog ler esse texto. O torcedor avaiano não se afasta só da Ressacada.

Não é a toa que times sem estádio fazem força para ter um. Trata-se de um símbolo que unifica, que congrega e que fortalece uma instituição. O nosso já foi temido. Hoje...

Sei que o retorno do avaiano a sua casa está difícil. Abaixar o ingresso, ainda que não seja suficiente, é medida mais do que necessária. Que insiram nas mentes brilhantes o pensamento do blogueiro Alexandre Aguiar: "A questão agora não é mais pagar as dívidas, mas evitar que elas se tornem maiores indo para a Série B".

Não obstante essa "tentativa" de minimizar custos, na minha opinião - que é também um desejo - é que não quero que meu time caia como caiu um Brasiliense, um Gama, dentre outros. Eu acredito que, com o estádio lotado, possamos sair do Z4. Já falei isso várias vezes em outras postagens. Mas, se o pior acontecer, não quero que seja do jeito melancólico que está sendo.

Diretoria Avaiana: seja qual for o resultado final, a torcida Avaiana quer estar de pé!

A "côza" tá feia

A coisa tá feia, meus amigos. Olha, a crença absoluta do acreditar na salvação já não me domina. Eu quero acreditar, faço uma força descomunal, mas as coisas não acontecem para me fazer crer.

O jogo de hoje foi emblemático. Feio taticamente, ruim em todos os aspectos. Jogadores avaianos perdidos em campo. Todos em todos os lugares.

Mesmo com atletas a mais, tenho certeza que não tivemos sequer mais posse de bola, quanto mais as outras variáveis que nos fariam ter vencido. Cleverson teve a bola do jogo, e a finalizou com a classe da divisão do seu ex-clube. Não tem categoria, faz o simples, mô pombo!

É bem verdade que Lincoln fez uma falta absurda. Mas, a continuar nesse trilho, é melhor - agora sim - traçar um belo planejamento para 2012. Vamos ser francos, tá muito difícil.

Em tempo: que coisa esquisita essa medida de jogar agora só com o 3º uniforme. Todo mundo já conheceu a camisa, teve boa aceitação, mas quando começa a empurrar goela a baixo a coisa fica antipática. Chega! Independente do destino do time, comecem a jogar com o nosso verdadeiro uniforme!

V9 e outras "cocitas"

Minha opinião sobre o retorno de Vandinho: sou totalmente a favor. Sei que pode haver crítica ou discordância, mas penso que, em forma e concentrado no seu futebol, trata-se de um atleta diferenciado em sua posição. Tem noção de artilharia, posiciona-se bem na área e tem o faro do gol. Perde muitos, é verdade, mas só perde quem se apresenta.

Segundo consta das últimas notícias, sua vinda apenas se complica por conta do curto prazo para sua regularização, e a complexidade do trato em razão do caráter internacional da transferência. O mesmo problema que vive o zagueiro Rafael. Não sei as razões pelas quais saiu, mas na época em que o avaiano Márcio Azevedo assumia esse papel, não lembro de uma falha tão grotesca como essa praticada pelo zagueirão Mauro Galvão. E quando LA criticou sua vinda à Ressacada, muito se falou que o empresário queria mandar no Avaí. Acho que a resposta está aí: um jogador que está no Avaí a uns 3 meses e ainda não tem condições de jogo. Imagina como era o resto...

Se faltasse só tempo...

Fonte: Blog do Juca Kfouri

O despertar da Diretoria Avaiana

Realmente engana-se quem pensa que os blog's não exercem algum tipo de influência na era da pós-modernidade em que vivemos.


Ontem e hoje, o Avaí Futebol Clube publicizou duas boas promoções para o jogo de domingo. Ao total, são 7.000 entradas a preços populares, como todos os blog's avaianos pediram. Perfeito!

A única ressalva fica por conta da necessidade de um estardalhaço cibernético para que as coisas acontecessem. E pela divulgação apenas agora, quando na verdade deveria ter sido feita uma ampla divulgação desde a segunda, pois domingo é dia de decisão.

Mas, não importa. O que vale é que está dada a oportunidade para que a Ressacada possa novamente receber um bom público, e que a vitória venha ao lado da massa azul e branca!

LA tem razão

Olha, pelo que tenho visto, e dando mais uma lida na entrevista dada pelo LA ao blogueiro Fábio Machado, penso que nosso parceiro tem razão. Tem gente de dentro do Avaí que está fazendo força para nos colocar na segunda divisão. E quando digo isso, não me refiro a decisões mal pensadas, mas às mal intencionadas.

Não há razão alguma para manter os preços dos ingressos nesses patamares desarrazoados. Domingo é o dia certo para uma arrancada, e era para ser ao lado da massa azul e branca. Mas, por decisão grotesca de alguém que por certo não quer o Avaí na série A 2012, teremos que ver a Ressacada com o seu público de 19ª colocado.

O que precisa acontecer para que os dirigentes raciocinem sobre esse disparate?

Tá louco!

O Avaí só pode ser patrocinado pelo Políbio Automóveis. Não por jogar os preços lá embaixo, mas por estar louco!

Deus que me livre, jogo para jogar o ingresso a preços populares para tirar o time dessa lama interminável, e sai o "serviço" do jogo com ingressos a R$ 80,00. É fazer uma força muito grande para ser rebaixado. Acho que o LA tem razão, lá dentro tem gente fazendo força para dar errado.

Será que o próprio LA não pode chegar perto do Zunino e dar o toque? Com a Ressacada vazia vamos cair, não tem saída.

Coisa horrorosa, tá louco!

Entrevista com o LA

Copio aqui, na íntegra, entrevista dada hoje ao jornalista e blogueiro Fábio Machado (http://fabioluizmachado.blogspot.com/). Vale a pena a leitura.




Conversei por telefone com o empresário Luiz Alberto da LA Sports. Uma conversa franca, honesta e com teor de desabafo do parceiro que ajudou que  ajudou a guindar o Avaí para a elite do futebol brasileiro, além de ter conquistado um bicampeonato estadual. Luis Alberto, sabe do que representa o seu nome entre os torcedores azurras. E demonstrou durante toda a conversa, a sua real preocupação com o momento do Avaí e pediu apoio de todos aqueles que amam o clube. Porém, não deixou de alertar "tem gente  dentro da Ressacada torcendo contra para justificar os seus fracassos".  E afirmou "o prejuízo que o Mauro Galvão nos deixou não dá para mensurar" justificando o atraso em regularizar a situação do jogador Rafael  "estamos precisando de zagueiros" completa um indignado torcedor/empresário do futebol.

ROBINHO

Sobre o jogador Robinho, Luiz Alberto concorda com as críticas que fiz em relação ao atleta no começo. Tanto que o jogador, ciente da falta de espaço no Avaí, já estava negociado com o Paraná. Porém, Toninho Cecílio estancou a negociação, afirmando que conhecia bem o atleta e que queria continuar com ele para a sequência do campeonato. Afirmei para o meu interlocutor do outro lado da linha, que realmente o futebol do jogador cresceu com a vinda do Cecílio. Tem sido mais aproveitado como um segundo ou terceiro atacante.

DINELSON

Perguntei sobre o Dinelson. A resposta do Luiz Alberto, veio com uma comparação ao Léo Gago, que chegaram "estourados" na Ressacada e após um trabalho ficaram aptos para retornarem ao futebol. Porém, o caso do Dinelson é diferente, pois o jogador precisa de ritmo de jogo. O empresário avaliou que o jogador seria mais útil ao Paraná do que ao Avaí, já que "estava entrando apenas 15 minutos" tempo que não seria suficiente para ter o condicionamento necessário em relação ao momento de pressão que vive o Avaí na competição. O empresário demonstrou plena convicção que o atleta voltará para a Ressacada no próximo ano em sua plena forma.

GUSTAVO MENDES

Se Luiz Alberto, não foi pródigos em elogios ao Mauro Galvão, o mesmo não pode ser dito do Gustavo Mendes. "um dirigente da nova geração, que está segurando muitas barras no estádio da Ressacada. Um grande profissional. Articulado, inteligente e que vai ajudar tirar o Avaí dessa situação com o seu trabalho".

LOBBY PARA ESCALAR JOGADOR

Luiz Alberto confidenciou que a crítica que o deixa mais chateado é justamente a que o acusa de impôr jogadores para atuarem como titulares. Exemplificou que o Avaí atuou boa parte de brasileiro com apenas dois jogadores da LA Sports: Bruno e William. Segundo Luiz Alberto "não existe isso". E completou afirmando " joga quem estiver melhor segundo o trabalho do treinador".

CRESCIMENTO DA  LA SPORTS

Luiz Alberto me deu razão, quando afirmei pra ele que a LA Sports cresceu e criou "tentáculos" em várias equipes, tirando o empresário do foco Avaí. Ele concordou, porém fez questão de enfatizar que já recebeu críticas em Curitiba "por ter abandonado o Coxa", mas que teria afirmado publicamente em resposta, que o seu  objetivo atual é ajudar tirar o Avaí da zona de rebaixamento. E pelo carinho que ele tem o presidente Zunino e com a maioria dos torcedores do time azurra, vai no final ano "comemorar essa conquista".

CONTRATAÇÕES

O empresário disse que está de olho no mercado e que vai trazer no mínimo, um zagueiro para reforçar esse setor. Declarou que vários jogadores já estão mapeados para o próximo ano. Que não toca mais na tecla do erro de planejamento( "para não ofender pessoas  próximas ao presidente")  e que a sua visão está no presente. E pediu que a hora é a da união dos verdadeiros avaianos. O pensamento do empresário, é que os olhos mirem para o futuro e que acreditem no atual grupo de atletas. Segundo o Luiz Alberto, se o grupo do Avaí fosse esse que está hoje na Ressacada, a equipe não estaria nessa delicada situação.

TONINHO CECÍLIO

Disse para o Luiz Alberto, que se eu mandasse no Avaí, deixaria o Toninho Cecílio terminar o seu trabalho, e colocaria ele no cargo de supervisor do clube, dando autonomia para que ele contratasse o novo treinador. Já que a sua experiência é muito grande na montagem de grupos e que na última coletiva, ele foi perfeito em analisar o quadro atual do Avaí e nas dificuldades em "homogenizar" o grupo, em função da quarta montagem devido aos treinadores que passaram na Ressacada. Luiz Alberto também concordou e pediu mais uma vez, para esquecer o que aconteceu e mirar só na recuperação do Avaí com o apoio de todos aqueles que amam o clube, "apesar de saber que lá dentro da Ressacada, tem pessoas torcendo contra".

Não tem saída

Nos restam 15 jogos para sabermos se ano que vem jogaremos contra Salgueiro ou contra o Flamengo e outros. Nos restam 45 pontos a disputar, e 23 a conquistar. 7 vitórias e dois empates, 5 vitórias e 6 empates, 8 vitórias, tanto faz. Independente da combinação de vitórias e empates que nos tirarão da segundona 2012, o fato é que não podemos perder mais do que 4 jogos até o final.

Temos 8 jogos na Ressacada. Será que a Diretoria sabe que se dominarmos na Ressacada estaremos salvos? Então, se não sabem, vou dar a o caminho da solução:


Não tem saída, Diretoria. Se a Ressacada não tiver 10 mil avaianos por jogo, no mínimo, não tem jeito. Pode começar a ir atrás de Joelson, Marcos Basílio, Marquinhos Rosa e outros. É hora de ter humildade para reconhecer o erro. A torcida avaiana, a maior mulher de malandro desse Estado, está doida parar jogar junto!

Divulguem o serviço do jogo com ingressos para todo o estádio a R$ 10,00, sob pena de já terem que ir atrás de um novo "planejumento".

A cara do que queremos - DNAzul

Nossa terra, nossa gente

www.souavaiano.com
Aproveitando o nome do belo programa veiculado pela TVBV, vou entrar num assunto talvez um pouco polêmico. Não tenho conhecimento técnico pra falar de marketing. Trata-se certamente de uma área complexa e cheia de meandros. Porém, posso afirmar que o Avaí perdeu uma chance de ficar bem na fita, até para ratificar o resultado, e dar uma resposta ao povo catarinense que de certa forma optou pelo Avaí como time simpático na última pesquisa.

Sexta-feira ouvi o avaiano Thiago Tavares, em entrevista na Joven Pan, dizendo que teria iniciado através de sua  assessoria de imprensa uma campanha para arrecadar água, roupas e mantimentos para os afetados pelas últimas cargas d'água no Estado. Não tenho a menor dúvida que o lutador uniu a solidariedade com o aprimoramento de sua imagem pessoal.

Em compensação, não vi por parte do Avaí (e de nenhum clube catarinense) iniciativa nesse viés. Além de poder ajudar pessoas que estão precisando muito, tal iniciativa carimbaria ainda mais a política de que o Avaí é Santa Catarina.

Mas, como diz o ditado, cavalo encilhado só passa uma vez.

Agora eu quero ver!

Já vou colocar em letras garrafais logo de cara: D-U-V-I-D-O que a imprensa, em especial a Rede de Baixos Salários ou de Baixa Sabedoria, tanto faz, vai amanhã colocar no seu respectivo cadernos de esportes: "empatar com a ajuda do árbitro é ético?".

Nesse ponto sou obrigado a concordar: essa imprensa esportiva é muito medíocre, em especial os que, com cabides, se instalam por aqui. Detonaram, fizeram enquete e o escambal. Agora que o time simpático se deu bem com a escandalosa ajuda do árbitro, tenho certeza que sequer tocarão no assunto.

Mas, fica o desafio: pago para ver!

O caso Miguel Livramento

Copio aqui a análise do comentarista Fábio Machado, em seu blog, sobre a celeuma envolvendo o comentarista Miguel Livramento. Prestem atenção, também, sempre em quem se direcionam os repúdios. Enquanto se trabalha ardilosamente com matérias e dados sempre tendentes a diminuir o Avaí, atribui-se a Miguel Livramento toda a responsabilidade por usar um termo chulo em sua participação na jornada de ontem. Merece punição? No meu modo de ver, sim. Porém, esse fato não pode obscurecer que quase perdemos para o lanterna ontem. Se tem algo que me envergonha é saber que meu time já tomou 48 gols em 23 jogos e está a 23 rodadas na zona do rebaixamento, e não por que o Miguel Livramento chamou o time de "bagaceiro".

O comentarista Miguel Livramento errou? Na verdade ele manteve o seu critério de folclórico. Apenas isso! A manutenção desse profissional na RBS se justifica apenas por isso: fala engraçado, usa ditados e não demonstra nenhuma coerência em sua análises. Sempre foi assim. Ninguém nunca terá razão se chamar o Miguel Livramento de "maria-com-as-outras". Miguel é autêntico e genuíno. Um ser em extinção nesse mundo chato e politicamente correto. Folclórico apenas ! Miguel errou? Claro que sim. Passou dos limites. Confundiu o lado comentarista com o lado torcedor. Errou dessa vez e vai continuar errando. Já chamou o Léo Gago de Léo Cego. Já chamou o zagueiro Emerson de jogador Avon (todo mundo tem) e outras asneiras. (http://fabioluizmachado.blogspot.com/)

Por um momento...

... Achei que fossemos piores que o América/MG. Por um momento achei que teríamos que suportar a lanterna. Mas, Deus foi justo conosco. Não nos deixou carregar tamanha cruz.

No primeiro tempo, destaque negativo para o jogador com futebol mais decadente desse time: Pedro Ken. Merece uma geladeira urgente.

Robinho, a quem já disparei severas críticas, não tem se omitido da responsabilidade. E quando digo RESPONSABILIDADE digo aparecer para receber a bola, e não se jogar em uma quina do campo onde ninguém aparece.

E quer queiram quer não, a entrada do Batista melhorou o time. Melhorou mais ainda com a entrada de Estrada. E fomos para cima como deveríamos ter ido desde o primeiro segundo de jogo.

Mas, vai ser impossível vencer tendo que fazer mais de dois gols por jogo. Para vencermos partidas, temos que parar de tomar tantos gols imbecis.

E, para finalizar, não dá mais tempo, Diretoria. Abaixem esse ingresso amanhã de manhã. É R$ 10,00 até o final agora. Senão vão ter que arrendar o estádio do Marcílio Dias para fazer o clássico.

A salvação desse time está em casa. ACORDEM!!!!

Loading...

Os aspectos envolvendo planejamento e futebol do Avaí já são assuntos enfadonhos por demais, pois já debatidos à exaustão por todos. Não há como negar que quase tudo foi talhado da pior forma.

A situação do Azurra na tábua de classificação é deprimente. Só não é pior pela mediocridade dessa série A 2011. Com uma campanha ardorosamente vexatória, o Avaí com duas simples vitórias já sai da zona do inferno 2012.

Time por time, até que não estamos muito longe do que há de pior. Chances para escapar ainda existem, mas certamente essa oportunidade passa pelo aproveitamento dos jogos em casa. E com a baixa presença da torcida avaiana no Templo, a missão fica bem impossível. Será que só a Diretoria não percebe que só com a Ressacada lotada a partir de já é que pode salvar o clube do pior?

Será que o download da informação para os hardwares pensantes do Avaí está sendo feito via telefone? 

Algumas constatações

O jogo de ontem foi emblemático por diversas razões. O time no primeiro tempo não foi mal, pelo contrário, em alguns lances chegou a empurrar o Santos para o seu campo defensivo. O time esteva marcando em cima do lance. Neymar quase não viu a cor da bola, haja vista a boa marcação efetuada sobre ele.

No segundo tempo, tudo mudou. Atribuo a culpa da derrota, ontem, ao treinador Toninho Cecílio. Demorou muito para ver o jogo, quando resolveu mudar, já era tarde. Pode ser que discordem, mas ao meu ver era nítido o esforço descomunal que fazia o revival Batista para cobrir os clarões deixados por Robinho e especialmente por Pedro Ken. Esse, aliás, podem confirmar meus amigos que sentam próximo de mim no Setor A, já chamo a atenção faz tempo. Quando a coisa aperta, tem se escondido do jogo, tem evitado divididas e, por consequência, tem jogado mal. A saída de Batista, pela má visão do jogo por T. Cecílio, foi necessária. Robinho caía pela esquerda tentando municiar William, o abandonado, sem qualquer efetividade. Em 15 minutos do segundo tempo achei que era o momento para sacar Robinho e colocar Rafael Coelho, e tirar Pedro Ken para colocar Cleverson. Teríamos mantido a pegada no meio campo e a zaga não ficaria tão exposta a um ataque de extrema qualidade como a do time Santista.

É claro que a zaga falhou de forma horripilante, mas fruto de um mal planejamento do Treinador para time, frente às circunstâncias. Era óbvio que se o Santos tocasse a bola com facilidade próximo a nossa área, seríamos terrivelmente ameaçados. Pela omissão do técnico, reputo a derrota de ontem como previsível.

Sobre a continuidade do campeonato e o futuro que vislumbro para o Avaí, ainda não quero me manifestar, pois acredito estar de cabeça quente. No entanto, é inegável a falta de qualidade do nosso time. Tem jogadores nesse elenco que não acredito tenham lugar em algum time da série B. Mas, o que nos resta fazer agora?

Para finalizar, queria manifestar minha total concordância com o Alexandre do blog Força Azurra. Vou até colocar em caixa alta para que fique bem claro: JÁ PASSOU DA HORA DE COLOCAR ESSE INGRESSO A R$ 10,00 E FAZER A RESSACADA FERVER. O trunfo do Avaí para não cair tem que ser o fator local. Com 6 mil por jogo não vai adiantar. Só com a Ressacada lotada é que poderemos ter alguma esperança.

Abraços!

Dado curioso


Vejo muita gente dando o rebaixamento de alguns times como certo, enquanto outros já estão garantidos para 2012 na primeira divisão.


Apenas a título de conhecimento, e dada a curiosidade do dado, o Guarani, time rebaixado no ano passado, virou o primeiro turno do Brasileirão com 26 pontos (para mais detalhes, clique aqui). Tem algum time tricolor que fez algo parecido em 2011 e já se sagra na "primeirona" ano que vem.

Como já dizia o filósofo, o jogo é jogado e o lambari é pescado. Nessa chuvarada, acredito numa tarrafada no Leão.

Abraços!

Se não correr...

Tentando "linkar" esse post com o texto do Rafael, acabo de ver no Sportv uma entrevista com o Rogério Ceni, dizendo o seguinte:

- O que pode fazer a diferença amanhã? A torcida. O time pode até perder gol embaixo da trave, eu tomar no meio das pernas, mas se não correr... há meu amigo!

Então, cada um guardando suas posições pessoais sobre o que acontece dentro do clube, amanhã vamos até a Ressacada fazer o que melhor sabemos: empurrar o azul e branco rumo à vitória!

A inquietação que vem do apoio - por Rafael Eleutério


Belíssimo texto do Rafael, do blog Minha VidAvaí. Premiado pela racionalidade, sem se desabraçar da emoção, Rafael conseguiu unir em só texto as razões que nos devem fazer ir à Ressacada, sem que tal comportamento nos coloque na condição que ora nos afasta dela.

Por isso, colo o texto integralmente aqui, e vamos todos amanhã à Ressacada!


Publicamos ontem o vídeo "Não pergunte o que o Avaí pode fazer por você agora." Foi imensamente bem aceito, mostrando que a nação avaiana, mesmo magoada com seu Clube, ainda e sempre irá apoiar o time. Mas, assim como o Alexandre Aguiar, que foi buscar logo a resposta do que o Avaí pode fazer por nós, ficamos todos ressabiados ao pensar sobre o momento atual, de por agora pensar mais no que podemos fazer pelo Avaí do que esperar alguma contrapartida.

Quem acompanha o blog ou o Twitter do vidAvaí conhece as posições destes blogueiros. Sabe que, se há uma bandeira levantada aqui desde o início de 2010, é contra a política adotada pelo Clube, que deixou de enxergar seu torcedor como parte ativa do crescimento do Avaí. Se há oposição à atual Diretoria, nós estamos nela. É estranho, então, que aqui também se tenha uma forte vertente de apoio ao Avaí? Não.

Primeiro, é preciso entender que jogar bom futebol é, dentre outros fatores como treinamento e disposição tática, uma questão de motivação. Jogar futebol é uma atividade criativa. O que vem das arquibancadas, se não ganha jogo, com certeza perde jogos. 

Jogador de futebol é, sim, uma criatura um tanto mimada: ganha muito e ainda precisa do seu apoio quando não alcança suas metas, coisa que o chefe de poucos toleraria. Mas a cobrança, diferente do que acontece em empresas e no mundo empresarial, não vêm de dentro. Ela vem de fora. Um desempenho sofrível numa temporada simplesmente é uma mancha na carreira de qualquer um, vem dele o que pode trazer o sucesso ou o fracasso futuro.

Pouco importam as fortunas recebidas por jogadores para vestir a camisa do Avaí se estes não sentirem-se à vontade com ela. O resultado dessa cobrança fria, tão ouvida nos últimos tempos, de que jogador é pago para jogar, portanto o grito de apoio não é necessário, é justamente o inverso do pretendido. Como todo profissional criativo, jogador de futebol depende muito de pressão e confiança para atuar com excelência. Esse é o papel da torcida. Apoiar, fazer do seu estádio um caldeirão que encha de confiança os seus jogadores e ensurdeça os adversários. Se a raça e vontade de vencer não vierem, reclame-se. A torcida do Avaí é suficientemente inteligente para diferenciar um time sem vontade de um time ruim.



Dentre os fatores que nos levam à oposição a administração de João Nilson Zunino no Avaí, está a desvalorização do calor humano que a torcida avaiana tem de sobra, principalmente se dentro do seu templo sagrado. O nosso ímpeto inato de avaiano, de apoiar antes, durante e depois dos jogos, foi preterido pelo poder de nossos bolsos.

Uma palavra de apoio ao time, que não tem culpa de ser mal montado, mal treinado e ainda por cima  limitado tecnicamente, não deveria trazer tantas inquietações como estão trazendo agora. Mas o senhor João Nilson Zunino teve o lampejo genial de desvalorizar também nossa inteligência, ao achar que teríamos o mesmo ânimo de ir à Ressacada sabendo que estamos sendo explorados por termos conquistado o que almejamos durante 88 anos de história.

Foram 9 meses simplesmente injuriados em nossas cadeirinhas alugadas da Ressacada assistindo ao show de erros da Diretoria, sendo agentes passivos de erros repetidos desde 2010 à exaustão. Não, não deixamos de ser oposição. Mas não abriremos mão de tentar salvar nosso time mais uma vez do rebaixamento. Questão de honra e inteligência.

Tabus mantidos


Contra a falta de qualidade técnica, às vezes fica difícil, muito difícil. Ainda mais quando a meia cancha adversária estava em noite inspirada.

Para piorar ainda mais, um ataque inoperante e sem nenhuma inspiração, sob comando do autor do último golaço, Rafael Coelho. Perdeu duas oportunidades inacreditáveis. Era jogo para 0 a 0 e crise no Atlético/MG.

Mais uma derrota, mas diferente das outras, não é para desesperar. O jogo foi marcado pela infelicidade de Arlan, que não fez uma má partida, pela péssima saída de Acleisson, que deu o gol para o D. Carvalho (que não perde) e pelos gols perdidos por Rafael Coelho.

Lincoln não fez um bom jogo, mas esteve muito bem marcado.

Enfim, sacudir a poeira e só a vitória interessa contra o Santos. Mais um jogo com a faca no pescoço. Já nos acostumemos, amigos, porque será assim até o fim.

Dia de quebrar mais um tabu


No último jogo contra o Flamengo quebramos mais um tabu. Não, não foi ter vencido o Flamengo. Isso já fizemos em 2009. Vencemos Wanderlei Luxemburgo. Em 2009 ele treinou o Santos, e com ele tivemos dois empates (2 a 2 lá em Santos e 2 a 2 aqui na Ressacada). Em 2010 um empate e uma derrota (0 a 0 na Ressacada e 2 a 0 lá em MG).


Agora, nossos próximos tabus a serem quebrados hoje são: vencer o Atlético/MG e vencer o Cuca. Nenhum dos dois ainda foi vítima do Leão na Série A. Em 2009, 2 a 2 lá em MG e 2 a 2 aqui. Em 2010, 0 a 0 aqui e 2 a 0 para o Atlético/MG em Minas Gerais. E em 2011, derrota aqui para eles. 1 a 3. Mais detalhes dos confrontos, clique aqui.

Com relação à Cuca, perdemos para ele quando jogamos contra o Fluminense (3 a 1, no RJ). Em 2010, derrota na Ressacada para o Cruzeiro (2 a 1).

2011, uma nova história pode ser escrita. Mais dois tabus por água abaixo, e a zona do rebaixamento também. Urra, Leão!


Avaiana de ouro em esporte de latão em Florianópolis

Foto: Revista do Avaí
O blog quer parabenizar a nova medalhista de ouro e, é claro, avaiana, Fabiana Beltrame.

O blogueiro teve o prazer de ter participado deste esporte que faz parte da história de Florianópolis. Tive a felicidade de ter integrado os quadros esportivos do Clube Náutico Riachuelo ainda com 14 anos, relação que se estendeu por mais 5 anos ininterrupotos, sem saber que o Avaí tinha íntima relação com o local onde ia simplesmente praticar um esporte.

Fabiana venceu no Remo, que em Florianópolis não tem nenhum apoio nem do Estado nem do Município. É um esporte que hoje depende de apaixonados pelos clubes, que tiram todos os dias dos seus bolsos para melhorar a estrutura, comprar um barco, remos novos. Eu participei das "vaquinhas" para o Riachuelo adquirir novos equipamentos.

Fabiana teve que ir ao Rio de Janeiro para não ver sua carreira acabar. Fez bem, ao contrário do Poder Público catarinense e florianopolitano, que comeu mosca e não permitiu que ela envergasse as cores do Martinelli, clube que a revelou.

Fica a dica, em tempo, também ao Avaí. Tantas parcerias com futsal, basquete, ciclismo, está na hora de reconhecer a instituição que lhe proporcionou, a sua medida, viver os dias de sucesso da atualidade.

Parabéns, Fabiana!

Dois pesos, duas medidas

A imprensa nem sempre é culpada pelo batom na cueca do fulano, mas quinta-feira última, o Globo Esporte local (cada vez mais horroroso) fez questão de ser parcial, injusto e brincalhão.

Ao passar a vitória do Tombense, o repórter responsável pela cobertura (Edmilson Ortiz) do jogo em nenhum momento mencionou o fato do Cruzeiro está jogando aquela partida com 9 desfalques. Apenas preocupou-se em enaltecer a vitória e o bom jogo do Tricolor Esverdeado.

Ao passar a matéria do nosso jogo contra o vice-líder do torneio, o repórter Dolmar Frizon, em sua primeria participação, fez questão e, com gosto, disse que o Flamengo jogou com 4 desfalques e aí as coisas ficaram mais fáceis para o Avaí.

É chato falar de imprensa, mas é irritante saber que perdi tempo da minha vida achando que a imprensa local faria alguma questão de nos dar algum crédito pela nossa reação no campeonato. Enquanto a maciça imprensa nacional destacou a vitória do Avaí, o maior veículo de comunicação de SC fez questão de desmerecer o triunfo avaiano.

Negócio é seguir o conselho do André Tarnowski, ir ao estádio sem rádio.

Abraços

O Avaí e seus talentos

Ao Avaí, nos 88 anos de vida, em que os anônimos avaianos (eu, você e a maioria) são, de fato, a grande razão do existir dessa instituição que amamos de uma forma tão ensandecida que nem a razão nem a emoção conseguem explicar ou definir, aí vai uma demonstração do alcance que o nosso clube atinge por conta dos nossos talentos manezinhos, dos ilhéus que não tem limites, e quebram paradigmas ao envergarem nosso estandarte pelo mundo, fazendo do Avaí Futebol clube um time maior do que muitos de nós concebemos.

Parabéns, Leão da Ilha! Time identificado com cidade, torcida identificada com o time! Juntos entoamos O Leão Voltou! e certamente, unidos, sairemos dessa.

Bruno Fontes, um dos maiores Velejadores do mundo.

Jaqueline Silva, uma das maiores surfistas do mundo.

Pedrinho Barros, um dos maiores Skatistas do mundo.

Thiago Tavares, vencedor do último UFC em sua categoria.

Guga, simplesmente.

Jogão para assoprar 88 velinhas


Lincoln - o cara que veio para arrumar a meia canchaavaiana

Bom dia, amigos!

Primeiramente, parabéns a todos os torcedores que tem a felicidade de ter optado pelo clube mais querido de Santa Catarina para torcer pelo resto da vida! O Azul e Branco de Florianópolis, da Ilha, completa 88 anos de existência. Em 1º de setembro de 1923, uns manezinhos torcedores do Riachuelo (clube de Remo da Capital) resolveram fundar um time d efutebol. Deu no que deu. O clube catarinense com maior torcida no Estado todo.

E para ficar melhor do que já estava, aplicamos um retumbante 3 a 2 do Flamengo com extrema autoridade. Robinho, Lincoln e R. Coelho marcaram para o Leão. Aliás, três gols belos.

Foi uma das melhores partidas do Avaí na Ressacada esse ano, senão a melhor. O time jogou com maior posse e toque de bola, mas a falta de entrosamento aiuda prejudicam o caminhar nessa série A.

O Juizinho estava doido para "operar" ontem. Fez de tudo, mas não conseguiu. Na minha opinião, no gol olímpico do Ronaldinho foi falta clamorosa em Felipe de R. Angelim. Mas nada foi marcado na oportunidade.

Saímos da Zona da Degola, agora é secar o Bahia, um empate não é de todo o ruim, pois segura o América/MG. Agora teremos um confronto direto contra o Atlético/MG. São três rodadas decisivas para marcar a saída dessa zona incomoda, e marchar mais tranquilo para o final desse campeonato.

Gostaria, também, de parabenizar a presença do torcedor avaiano no Estádio. Apesar de não estar lotado, a torcida compareceu em excelente número, e apoiou firme o time até o final.

No mais, é curtir esse dia de aniversário, somado ao belo placar na noite/madrugada proporcinada pela Rede Globo.

Abraços!