CONTATO

E-MAIL: ventosulazul@gmail.com

Luto que não acaba

Faz tempo que não postava nada. Pensei em me recolher mais uma vez. Às vezes, o silêncio é o melhor remédio. Porém, hoje não consegui mais segurar a frustração que está ser torcer para o Avaí.

Não entendam errado. Ser avaiano é um espetáculo, pois sabemos que nossa trajetória, nossos estigmas, nossos símbolos, todos são diferentes. Diferenças que nos colocam em um patamar de singularidade dentro do futebol se Santa Catarina, quiçá do Brasil.

Mas, a atual situação, protagonizada por erros sucessivos e sem hora para acabar, todos de responsabilidade do Presidente Avaiano, é de desanimar completamente.

Ontem estava acompanhando o Derby Campineiro quando, próximo do horário do jogo do Avaí, mudei o canal já com uma sensação estranha. Não era bom, e não foi.

A graça do futebol, o encantamento com jogos emocionantes, a qualidade, o gol, tudo isso tem perdido a graça para o avaiano. É só ir na Ressacada para sentir isso.

Pago a mensalidade em dia, mas confesso que é o boleto que dá mais dó quando pago. É dinheiro mal empregado. É fato. Não fosse o amor pelo Avaí, o que nos move desembolsar quase cem reais por mês para ver papelões como os de ontem???

Estranho está se tornando a vontade de torcer. O mesmo se estende para a vontade de postar. O blog é legal quando a gente se diverte. Não dá pra viver em mar de almirante o tempo todo, mas existir só no extremo da tristeza é f%$#!

Não sei o que nos espera. Desse jeito, estaremos, como já profetizou o professor, André Tarnowsky, inviáveis!

Uma pena fazerem isso com o Avaí...

Entre segredos e verdades

No meio do segundo tempo para o final, comecei a dar uma escutada nas rádios da cidade. Miguel quase que teve um infarto. Disse que a culpa daquela situação era do Técnico, a quem em plena rádio chamou de "cagão".

Com todo o respeito ao radialista, ainda que o Treinador Avaiano pouco tenha inserido no padrão de jogo do time, tenho certeza absoluta de que é impossível uma melhor sorte com as peças à disposição do comandante Ovelha.

Mais uma vez trazendo toda a "sabedoria" do Miguel, o discurso de quem ganha é um e de quem perde é outro. Completamente verdade. Poxa, qual a culpa do velho Ovelha com a expulsão do Arlan, com o inacreditável gol perdido pelo Neílson, defendido de orelha, e pelo milagre operado pelo goleiro Giovani do Atlético de Ibirama, em uma cabeçada na pequena área?

E para fechar, quem tem Moretto mãos de couve e depenador de frangos no gol, não dá pra almejar maiores voos.

Enfim, o problema do Avaí atualmente não é o Técnico, ainda que o atual não seja o ideal. O problema está na Gerência de Futebol e, por consequência, nas contratações. Pelo amor de Deus, nem o Zaltron era tão ruim quanto esse Capixaba. Neílson parece jogador do fraldinha, não ganha uma do zagueiro. Péssimo.

Mais uma vez montamos um elenco com muitas deficiências. Culpa toda do presidente, que matou no peito a contratação do Arini, um amigo de longa data, como disse. Talvez a sapiência do Presidente agora recaia no banco de reservas, em especial no homem do boné, aquele mesmo que apontou o dedo do meio para a torcida azurra.

E o sofrimento que não acaba nunca. Assim fica difícil ter o futebol como lazer...

Abraços!

Vitória em boa hora

A vitória de ontem veio em boa hora. Especialmente para amenizar as atrocidades protagonizadas por pessoas de dentro da Ressacada em face do treinador, Mauro Ovelha. Se não é brilhante, não é um Muricy, ao menos tem demonstrado bastante dedicação e não tem postado o time de forma tão fraca assim como alguns insistem em dizer.

Como li no blog Leão da Ilha, nosso problema não é técnico, porém estava para ser, não pelo Treinador em si, mas pelo que vinham fazendo contra ele. Como a imprensa tinha nas mãos a informação de que Ovelha tinha mais dois jogos a frente do Avaí, é óbvio que alguns atletas também já sabiam. Tanto foi assim que Capixaba discutiu com o Técnico, Nunes e Gilmar demonstram extrema falta de profissionalismo em não aderir ao clima da vitória, enfim, a coisa estava feia. Ainda bem que vencemos. Ponto.

Destaques positivos para Aélson que, se não é o ideal, é melhor que Pirão. A defesa esteve perfeita, com Leandro Silva comandando o setor. Rafael também esteve muito bem. Renato Santos não comprometeu, mas pareceu um pouco inseguro. Precisa concentrar mais.

Saldanha não me pareceu o ideal para a ocasião. Preciso ver mais o seu futebol, mas a princípio não apresentou muita coisa que justificasse sua contratação. Cléverson, esse sim, entrou e deu nova dinâmica à partida. Pena que parece que o atleta sofre de algum problema extracampo que tira dele a concentração necessária para a sua carreira. É um excelente jogador, mas erra dribles que para ele são fáceis, coisa de quem não está focado na carreira.

Moretto não é goleiro para o Avaí. Muito inseguro e brincalhão, ontem fez várias gracinhas que não gostei nem um pouco. É fato que precisamos de um goleiro. Flávio, criado aqui, está disponível no Metropolitano. Fica a dica.

Agora é ir para Ibirama e vencer. Agora que ganhou em Criciúma, não pode se pensar em outro resultado que não o triunfo. Melhorando o ambiente interno dentro da Ressacada (o maior desafio), temos chances concretas de chegarmos às finais.

Abraços.

Pode ficar pior

Mais um jogo medonho que tivemos que acompanhar. Não está fácil a vida do torcedor azurra. A cada partida, um novo martírio.

Ontem procurei analisar mais detidamente aspectos táticos do time. Logicamente minha visão pode ser errada, mas foi como vi o jogo.

O setor mais carente de qualidade sem dúvida é o ataque. Por mais que se possa dizer que os laterais ainda não estejam ou sejam os melhores, o fato é que os finalizadores do Avaí estão devendo. Não conseguem arrematar com perigo um lance sequer. Uma cabeceada perigosa, nem pensar! Nunes, em quem depositava esperanças, a cada partida só decepciona. Gilmar, por outro lado, tem entrado bem e dá uma nova dinâmica. Acho que vai ajudar.

Pirão está lamentável. Lento como quem não faltou um dia do carnaval, não consegue dar um passe, um cruzamento certo. Já se sabe que é preciso contratar lateral esquerdo.

Renato Santos não é pior que o Dirceu, como tentam afirmar, mas também vem mostrando que não é um zagueiro que inspira confiança. Moretto ontem foi razoável, mas também não dá tranquilidade nem para o mais sossegado torcedor, quanto mais para os companheiros de time.

No mais, penso que o Avaí esteve mais compacto ontem, mas muito, muito aquém do que se esperava para 2012. O Estadual parece (e está) longe das nossas pretensões. Preocupa-me o decorrer do ano. Nessa batida, a Série B vai ser dolorosa.

Por fim, quero dizer que o que estão fazendo com o Mauro Ovelha é SACANAGEM! Ou o Departamento de Futebol dá ao Técnico estrutura e CREDIBILIDADE INTERNA para tomar as decisões mais positivas para o futebol, ou o Avaí será mais um ano um poleiro de aproveitadores que usarão da nossa estrutura para promoverem incompetentes sanguessugas!